Amor mais antigo

Quando era pequena precisava de carinho, afeto e cuidado lembro-me de calçar meus sapatinhos e sair correndo para a casa dos meus avós que moravam ao lado da minha, para me esquentar, tomando um afetuoso e delicioso caldinho de feijão, que somente eles tinham a paciência de coar para mim; lembro também dos dias dos pais em que eu e meus primos subíamos nas cadeiras para declamar poesias que aprendíamos na escola para acalentar os
corações dos nossos velhos pais e avôs.

Era tão bom, tão mágico, que essas lembranças tomam conta de mim até hoje e ajudam no meu desenvolvimento e nas minhas escolhas.
Nos momentos que reflito e vou ao encontro de mim mesma, lembro deles… dessas pessoas tão próximas que participaram da minha vida desde o começo, as quais me deram atenção, cuidado, afeto e que me ensinaram a ser gente. Diante disso, quero ressaltar a importância de ter referências de idosos na família para o desenvolvimento saudável de uma pessoa, pois somente eles viveram tempo suficiente para acompanhar desde o começo a história de uma família, ou melhor, essa família existe por causa deles, por isso, são os amores mais antigos e mais presentes.

Hoje perto do Natal, tenho momentos nostálgicos do tempo que fazíamos as festas no pátio da casa do meu avô, embaixo da parreira de uva, família reunida, crianças, adultos, idosos, todos felizes e com a esperança de dias melhores, mas… os anos passam rapidamente e os vínculos não são mais os mesmos… alguns já não estão mais aqui, outros mudaram de cidade, outros vínculos se fizeram e o que ficou desses momentos?

A vontade de continuar sendo cuidada, de dar caldinho de feijão coado para os meus filhos e netos, receber e dar poesias, e passar um Natal recheado de alegria e com a mesma esperança daquela época, “dias melhores”.
Esses foram os ensinamentos mais valiosos e interessantes que levo comigo, a importância da família e a alegria de ter um idoso em casa!

Autora: Fernanda Vial Costa

Feliz Natal para todos e um próspero Ano Novo
com muitos sonhos realizados, cuidado e afeto!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Wordpress Themes - Business Wordpress Themes - Spa Salon WordPress Themes - Best WordPress Video Theme